segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ordem Demolay realiza cerimônia de iniciação





O Capítulo Filhos da Estrela n°
398 da Ordem Demolay em Jaru realizou na noite deste sábado (13) a cerimônia pública de Iniciação de sete novos membros. O evento aconteceu na sede da Loja Maçônica Estrela da Fraternidade n° 15 e contou com a presença de autoridades maçônicas, familiares dos iniciantes e convidados.
Entre as autoridades presentes estavam: o grande mestre Estadual da Ordem Demolay do Estado de Rondônia, Rogério Freire Lopes, o presidente do Conselho Consultivo do Capitulo Filhos da Estrela n°398, Rafael Contijo, o mestre conselheiro da Ordem DeMolay do Estado de Rondônia, Ulisses Sbsczk e o presidente do Capítulo Filhos da Estrela, mestre conselheiro Elmerson Pereira da Silva.
Durante uma bela cerimônia os jovens Alisson Rafael Camilo Silva, Charles Passos de Queiroz, Danilo de Souza Domingues, Gabriel Renné Oliveira Lobo, Jefferson Silva Neumann, Lucas Gabriel Rodrigues Venturine e Maycon Vieira de Jesus foram iniciados na Ordem. Na oportunidade aconteceu o ritual das velas, simbolizando as sete virtudes de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Outro belo ritual realizado foi o das flores, onde os iniciantes pegam rosas vermelhas para entregar a suas mães. Os que já têm a mãe falecida pegam uma rosa branca e entrega a um membro da família.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando o DeMolay Antônio Augusto homenageou o irmão de Ordem falecido recentemente, Valdine Demedrio da Silva. Ele entregou à mãe do jovem falecido um certificado, um cartão da Ordem e uma rosa branca para serem guardados de recordação, o que levou às lágrimas muitos dos presentes.
Após a cerimônia foi servido um grandioso jantar a todos os presentes no evento.
HISTÓRIA DA ORDEM DEMOLAY
A Ordem DeMolay é uma ordem discreta de princípios filosóficos, fraternais e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Priorados da Ordem da Cavalaria, denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de prática de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
Os propósitos da Ordem DeMolay são muitos: sociais e de caráter construtivo. Pode-se dizer que as atividades são variadas, sempre com algo para todos. Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude e a cada um é o primeiro passo. O jovem também será ajustado a se tornar um tipo de pessoa que será um crédito para a sociedade, não por ser esforçado a isso, mas porque sentirá uma vontade própria, porque essa é a coisa certa a fazer, como homem ou como DeMolay. A Ordem DeMolay tem o poder de alistar jovens de bons princípios e transformá-los em verdadeiros líderes, dando-lhes ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até da sua nação. Cada DeMolay é um líder em potencial, falta-lhe o devido treinamento.
Há cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem frequentemente.Fonte: Anoticiamais/WikipediaAutor: Flávio Afonso



Nenhum comentário:

Postar um comentário